sábado, abril 07, 2012

O verdadeiro significado da Pascoa!


"A Pascoa se aproxima e o que vem com ela?! Ovos de Pascoa!"
"Nessa Pascoa não se esqueça... Ovos de Pascoa é aqui, no supermercados fulanos Ltda.!"


Bom, essas são algumas das milhares de propagandas sobre a Pascoa... Mas qual o significado real da Pascoa?


Êxodo 12:1 Ora, o Senhor falou a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:
Êxodo 12:2 Este mês será para vós o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.
Êxodo 12:3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Ao décimo dia deste mês tomará cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
Êxodo 12:4 Mas se a família for pequena demais para um cordeiro, tomá-lo-á juntamente com o vizinho mais próximo de sua casa, conforme o número de almas; conforme ao comer de cada um, fareis a conta para o cordeiro.
Êxodo 12:5 O cordeiro, ou cabrito, será sem defeito, macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras,
Êxodo 12:6 e o guardareis até o décimo quarto dia deste mês; e toda a assembléia da congregação de Israel o matará à tardinha:
Êxodo 12:7 Tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
Êxodo 12:8 E naquela noite comerão a carne assada ao fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
Êxodo 12:9 Não comereis dele cru, nem cozido em água, mas sim assado ao fogo; a sua cabeça com as suas pernas e com a sua fressura.
Êxodo 12:10 Nada dele deixareis até pela manhã; mas o que dele ficar até pela manhã, queimá-lo-eis no fogo.
Êxodo 12:11 Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.
Êxodo 12:12 Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os primogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos; eu sou o Senhor.
Êxodo 12:13 Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito. :
Êxodo 12:14 E este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; através das vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.


A Pascoa significa libertação. A Pascoa surgiu como a festa que marcava o fim da escravidão e opressão do Faraó com o povo hebreu.


Mas, se esta festa era para comemorar a liberação, porque foi celebrada antes da libertação? Porque Deus quis ensinar ao povo hebreu que, sacrifício expiatório, a fé e a nossa obediência, precedem em plena libertação, afinal, o povo hebreu estava sendo liberto do Faraó, mas não apenas dele, também estava sendo liberto do Anjo destruidor que ali passaria para matar todos os primogênitos em que não havia sangue na porta de sua casa, essa foi a decima praga que Deus lançou em cima do Egito, para que o povo hebreu fosse liberto. Isso antecedia a obra de Jesus Cristo!


Neste sentido, deveríamos então, celebrar essa data com profunda reverencia, pois Jesus foi nossa Pascoa, a nossa libertação do pecado! 


Pois a vida de Cristo, como a do cordeiro citado em Êxodos 12:3, foi posto como sacrifico, e o sangue dele derramado, foi a favor de muitos. Nossa plena libertação espiritual foi conquistada por Cristo.


 João Batista o chamou de "O cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29


E como surgiu a Pascoa dos ovos de Pascoa? Isso já é antigo, muito antigo. Segundo historiadores, essa versão pagã da Pascoa surgiu com o povo anglo-saxões (Mistura dos povos germânicos, os anglos, saxões e jutos.), esses teriam sidos os primeiros a introduzir o coelho como simbolo da Pascoa.
A partir do seculo VIII, foi introduzido nas festividades da Pascoa, um deus teuto-saxão. Era um deus que representava a fertilidade. A figura do coelho juntou-se ao ovo, que simboliza a vida. Embora aparentemente morto, o ovo contém uma vida que surge repentinamente. 


No século XVIII, a igreja adotou oficialmente, o ovo, como símbolo da ressurreição de Cristo! Assim foi santificado um uso originalmente pagão. E pilhas de ovos coloridos começaram a ser benzidos antes de sua distribuição aos fiéis.


E a "Pascoa contemporânea?" Como é hoje em dia? Basicamente, ovos de chocolate substituíram o sacrifício feito por Jesus para a nossa salvação. São poucos os que ainda vão para a igreja nessa data, infelizmente.


Hoje, ao invés de dar um ovo de Pascoa para alguém, vá a igreja e reze, pedindo perdão, por ter trocado todos esses anos, o verdadeiro significado da Pascoa, por essa festa pagã.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...